Por que precisamos falar de saúde mental no trabalho?

Por que precisamos falar de saúde mental no trabalho?

Você sabia que, em 2023, quase 150 mil pessoas pediram afastamento do trabalho devido a depressão e ansiedade? Estes números são de relatório recente do Ministério da Previdência Social e, verdade seja dita, mostram a necessidade de discutir um tema de muita importância: a saúde mental no trabalho.

A questão é que, infelizmente, o relatório ministerial não é o único a mostrar o tamanho do problema. Segundo pesquisa da Gattaz Health & Results mencionada pelo portal Terra, 33% das pessoas afirmam que o trabalho é o maior responsável pelo quadro de depressão.

De fato, uma série de fatores contribuem para isso, desde o ambiente tóxico até a sobrecarga das atividades. Por isso, é muito importante entender quais são estas questões e, principalmente, o que se pode fazer para evitar um possível quadro que afete a saúde mental no trabalho.

O que mais afeta a saúde mental no trabalho?

Como já comentamos, o impacto negativo na saúde mental dos trabalhadores pode vir de uma variedade de fatores no ambiente profissional. Entre os principais deles, podemos destacar:

- Carga de trabalho excessiva: horas prolongadas ou sobrecarga de tarefas, além dos prazos apertados, podem levar ao esgotamento. Outro ponto relacionado a isso é não ter muita clareza sobre suas próprias atribuições.

- Conflitos interpessoais: ambiente tóxico de trabalho, bem como os desentendimentos ou assédio entre colegas e gestores. Da mesma forma, a falta de comunicação clara e feedbacks negativos frequentes.

- Falta de reconhecimento: a ausência de valorização do trabalho também diminui a motivação e a autoestima.

- Insegurança no emprego: o medo constante de perder o emprego pode causar estresse crônico e, consequentemente, afetar a saúde mental no trabalho

- Falta de autonomia: pouca ou nenhuma possibilidade de tomar decisões acaba levando à frustração e à sensação de impotência.

Além desses, outros fatores como condições de trabalho inadequadas, falta de suporte social e equilíbrio entre vida pessoal e profissional desajustado também contribuem para problemas de saúde mental.

Quais os problemas mais comuns?

Ainda segundo a reportagem da Terra, entre os problemas que mais levam ao afastamento temporário, temos:

- Episódio depressivo moderado

- Episódio atual grave sem sintomas psicóticos

- Transtorno depressivo recorrente

- Ansiedade generalizada

- Episódio depressivo grave sem sintomas psicóticos

- Transtorno misto ansioso e depressivo

Cada um destes quadros possui suas próprias características e, inclusive, sua respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).

Quais as consequências disso?

A grande questão é que os problemas relacionados à saúde mental no trabalho não afetam apenas o indivíduo, mas a própria organização. Só para ilustrar, algumas das consequências mais comuns dos transtornos são:

- Redução da produtividade: colaboradores com questões de saúde mental frequentemente têm desempenho reduzido.

- Absenteísmo: há também uma tendência ao aumento de faltas no trabalho entre esses colaboradores.

- Turnover elevado: uma das consequências do estresse é a maior rotatividade de pessoal, uma vez que há tanto o afastamento quanto pedidos de demissão.

- Custos de rotatividade: consequentemente, surgem gastos extras para a empresa com recrutamento e treinamento.

- Saúde física comprometida: problemas mentais persistentes geralmente levam a condições físicas sérias, como doenças cardíacas.

- Qualidade de vida prejudicada: a insatisfação profissional pode deteriorar aspectos da vida pessoal, como relações sociais e descanso adequado.

Diante disso, é bem urgente que a empresa tome atitudes ou adote ações que promovam o bem-estar e, consequentemente, protejam a saúde mental da equipe.

A importância do ambiente de trabalho mais saudável

No final de março, o Governo Federal sancionou a Lei 14.831/2024. Em resumo, o texto dá orientações sobre a promoção da saúde mental no ambiente corporativo. Essa iniciativa surge principalmente diante do crescimento de problemas psicológicos relacionados ao trabalho, por isso, incentiva ações que visam a saúde mental dos empregados.

Só para exemplificar, um dos pontos da lei é a criação do Certificado de Empresa Promotora da Saúde Mental. Este selo é atribuído às empresas que implementam medidas eficazes para reduzir a vulnerabilidade mental e melhorar o bem-estar no local de trabalho. E acredite, estas estratégias nem são difíceis de adotar. Por exemplo:

- Promover o equilíbrio entre vida profissional e profissional, respeitando o tempo livre da equipe. Ademais, quando possível, incentivar horários flexíveis.

- Criar um ambiente de suporte, ou seja, a cultura de apoio mútuo e comunicação aberta.

- Oferecer recursos de saúde mental no trabalho, inclusive com acesso a serviços de aconselhamento e terapia.

- Capacitar gestores para reconhecer sinais de estresse e, assim, oferecer suporte adequado.

- Desenvolver políticas claras: implementar políticas que promovam a saúde mental e o bem-estar no trabalho.

Ademais, o próprio colaborador pode adotar hábitos para proteger o sem bem-estar no trabalho. Afinal, é lá que passa boa parte do seu dia. Entre estas ferramentas, dá para destacar:

- Estabelecer limites, principalmente às demandas excessivas, por mais difícil que seja.

- Praticar mindfulness, ou seja, utilizar técnicas de atenção plena para reduzir o estresse e aumentar o foco.

- Conversar com colegas, amigos ou profissionais quando necessário.

- Manter um estilo de vida saudável com atividades físicas e uma alimentação balanceada.

- Aprender a lidar com desafios e mudanças de forma mais positiva.

Em resumo, as empresas precisam, sim, adotar medidas que cuidam do desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Mas, é um direito seu cuidar da própria saúde mental, não apenas no trabalho, como na sua vida em geral.

E não, nem sempre a gente dá conta de tudo sozinho. Por isso, agende seu acompanhamento com profissionais qualificados da Clínica Vittá. Além do atendimento acessível, você tem o acolhimento que precisa.


Compartilhar:
Agendamento Online
Clique para Ligar
Fale por WhatsApp