Quando devo fazer um teste de alergia?

Coceiras frequentes, olhos sempre lacrimejando e irritações na pele? Ou, aquela náusea terrível quando come um prato específico? São sintomas clássicos de alergia a algo que, de repente, você nem saiba! Para confirmar, existem os testes de alergia.

De modo geral, alergia é a reação do corpo a alguma substância percebida como estranha ao entrar em contato com o organismo. Estima-se que mais de 30% da população global enfrenta algum tipo de alergia. Ou seja, isso é muito mais comum do que se imagina!

Como veremos adiante, há diferentes tipos de reações alérgicas. Por isso, o teste de alergia é o método mais direto (e eficaz) para identificar a causa. A partir dele, o médico ou médica prescreve o tratamento mais adequado.

Quais são os tipos de alergia?

A princípio, há pelo menos 5 tipos de alergia. Cada uma tem suas próprias características. A mais comum delas é a alimentar. Nela, as reações normalmente vêm após a ingestão de determinados alimentos, por exemplo, leite, camarão, ovos e trigo. Os sintomas mais comuns são:

• Irritação na pele
  • Diarreia
  • Enjoo
  • Inchaço
  • Falta de ar

Outro tipo bastante frequente que gera vários pedidos para teste de alergia é a dermatológica. A princípio, se manifesta quando a pessoa tem contato com algum alérgeno. Principalmente, bijuterias, fragrâncias de perfumes ou cosméticos e, ainda, variações de temperatura.

Temos, também:

• A alergia medicamentosa, quando determinados remédios provocam uma reação inesperada por sensibilidade a algum ingrediente. Aliás, a automedicação é um fator adicional para o surgimento dessa alergia.
  • A alergia respiratória, resultante da inalação de aeroalérgenos como ácaros, pelos ou poeira. Os principais sintomas são espirros, falta de ar e coriza.

Por fim, as reações a picadas de insetos, também habituais quando se pede algum teste de alergia.

Quando devo fazer o teste de alergia?

Inicialmente, o teste de alergia é indicado quando a pessoa manifesta sintomas como coceira, inchaço, vermelhidão, espirros frequentes, coriza e alterações gastrintestinais. Nesse contexto, o médico recomenda o teste mais apropriado, visando uma abordagem personalizada.

Vale lembrar que o procedimento é crucial para identificar de maneira precisa e eficaz a possível causa das reações alérgicas. Assim, é possível elaborar um plano de tratamento adequado às suas necessidades individuais.

Como é feito o teste de alergia?

A princípio, o teste de alergia serve para identificar o que provoca as reações e, assim, direcionar ao tratamento correto. O procedimento é feito por dermatologistas ou alergologistas. Tudo é bem simples, feito no próprio consultório.

O tipo de teste de alergia depende, sobretudo, dos sinais e sintomas que o paciente apresenta. Como normalmente envolve a aplicação de substâncias na pele ou ingestão de alimentos, recomenda-se evitar cremes ou anti-histamínicos antes. De contrário, pode afetar os resultados.

Tipos de teste

Existem diferentes tipos de teste de alergia e, geralmente, os mais recomendados são:

Teste de Alergia no Antebraço (Teste de Prick)

Aqui, o profissional aplica algumas gostas da substância que provoca a alergia na pele do antebraço. Em alguns casos, há algumas picadas adicionais com agulha. Depois da aplicação, aguarda-se 20 minutos para avaliar possíveis reações.

Quando, após esse prazo, surgem uma bolinha vermelha, inchaço e coceira intensa na região, diz-se que a reação é positiva. Ou seja, a pessoa tem alergia àquela substância.

Teste de Provocação Oral

Este tipo de teste de alergia é normalmente indicado na suspeita de reações a substâncias alimentares. Sendo assim, a pessoa ingere uma quantidade controlada do alimento suspeito. Em seguida, o profissional médico acompanha possíveis reações.

Teste de Alergia nas Costas (Teste de Alergia de Contato)

Neste procedimento, aplica-se uma fita adesiva com uma pequena quantidade da substância nas costas do paciente. Após aguardar até 48 horas, observa-se se há alguma reação na pele.

Exame de Sangue

Em determinadas situações, o médico pode recomendar a realização de um exame adicional de sangue para identificar a presença de substâncias indicativas de alergia.

Como se preparar para o teste?

Já comentamos sobre evitar o uso de anti-histamínicos ou cremes antes do teste de alergia. Além disso, deve-se evitar exposição ao sol, quando há indicação do teste de contato.

Por fim, sempre há alguma orientação específica do médico que a pessoa precisa seguir. Deste modo, o procedimento confirma, de forma mais eficaz, a real causa da alergia.

Então, chega de sofrer com reações indesejadas, né? Agende sua avaliação com um de nossos profissionais e faça, em um só lugar, consulta e teste de alergia.

Aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de dicas e informações sempre atualizadas.

Li e aceito as políticas de privacidade.
Fale pelo WhatsApp